sábado, 1 de maio de 2010

Curiosidades da água


Água quente congela mais rápido do que água fria

Apesar de parecer uma uma coisa ilógica a água quente congela mais rápido do que a água fria.
Em 1963 um estudante da Tanzânia chamado Erasto B. Mpemba estava fazendo sorvete numa aula de culinária e notou que as misturas mais quentes congelavam mais rápido que as mais frias.Resolveu então, perguntar sobre o fenômeno ao professor, que o ridicularizou dizendo: ” Tudo que posso dizer é que isso é a física de Mpemba e não a física universal”.
Mesmo assim, Mpemba não desistiu e convenceu um professor de física a fazer alguns experimetos que confirmaram suas observações. Em certas condições, a água quente realmente congela antes da mais fria.
Hoje, o fenômeno é conhecido “efeito Mpemba” e apesar de existirem várias explicações possíveis ele ainda não foi completamente entendido pelos cientistas.



Super congelamento e o gelo “instântaneo”

Todos sabem que ao resfriar a água até 0ºC, ela transforma-se em gelo.Ou não.Isso mesmo, você pode resfriar água muito pura até seu ponto de congelamento sem ela ao menos dar sinais de que está ficando sólida.
Muito já se sabe sobre o super congelamento.Para os cristais de gelo começarem a formar são necessários pontos de nucleação, que podem ser desde bolhas de gás até resíduos da superfície do recipiente. Sem essas impurezas a água pode permanecer líquida a temperaturas bem abaixo do seu ponto de congelamento.
Quando a nucleação é disparada, essa água super resfriada transforma-se em gelo quase instantaneamente.
Como podemos ver no vídeo abaixo.
Similarmente, a água pura super aquecida permanece líquida mesmo quando a temperatura ultrapassa seu ponto de evaporação.


Água vitrificada

Pense rápido: Quantos estados da água existem? Três? Acho que não.
Existem pelo menos 5 estados diferentes para a água líquida e os cientistas (sempre eles) já descobriram pelo menos 14 estados diferentes para o gelo.
Relembrando a água super resfriada logo acima, quando a temperatura da água alcança menos -38ºC, até mesmo a mais pura água transforma-se em gelo (acompanhada de um ruído audível).Se continuarmos baixando a temperatura até -120ºC, algo muito estranho vai acontecer: A água torna-se um líquido ultra-viscoso, grosso como um melado.
Indo mais abaixo ainda, a -135ºC, ela vira “água vitrificada”. Um sólido sem estruturas de cristais.


Propriedades quânticas da água. Para complicar um pouco

A nível molecular, a água comporta-se de maneira ainda mais estranha.
Numa experiência feita em 1995, físicos encontraram um resultado intrigante: Quando neutrons eram dirigidos para as moléculas de água, eles “viam” pouco menos do que 25% dos prótons do hidrogênio esperados.
Para encurtar a estória. Isso significa que a nível dos attoseconds (10-18 segundos), ocorre um estranho efeito quântico e a fórmula química da água não é H2O, e sim H1,5O.


A memória da água

Na homeopatia, a solução diluída de um composto pode ter efeitos curativos mesmo quando o fator de diluição é tão grande que, estatísticamente não exista molécula nenhuma na solução, a não ser a da própria água.
Os homeopatas explicam este paradoxo como um conceito chamado “water memory”, onde as moléculas da água “lembram” quais partículas já estiveram dissolvidas nela.
Para a farmacologista e professora irlandesa, Madeleine Ennis isso não fazia sentido algum e, sendo ela uma crítica ferrenha da homeopatia, organizou um experimeto par desmascarar, de uma vez por todas, a “memória da água”.
Para a surpresa geral, o resultado obtido foi exatamente o oposto.
Com uma solução de histamina tão diluída que, provavelmente, não continha uma única molécula de histamina, Madeleine conseguiu resultados surpreendentes.Esses resultados foram replicados em quatro laboratórios diferentes com a solução funcionando exatamente como a histamina ajudando no combate a inflamações nas células brancas do sangue.
A professora, que continua cética quanto aos efeitos da homeopatia, admite que algo inesperado aconteceu e diz que mais pesquisas na área são necessárias.

Fonte: site Fjr CS3

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post, em especial esse: Super congelamento e o gelo “instântaneo”: Eu estava pensando em fazer um trabalho para a feira de ciências da minha escola e mostrar que a água pura não congela a 0ºC como todos dizem, mas essa água pura qual seria? Destilada? e como encontro? será que dá para fazer em um alambique comum?
    Gostaria muito se você pudesse me ajudar.
    Agradeço...

    ResponderExcluir
  2. mto legal !!! parabens !!! gosto de química porque quanto mais se aprende, mais a gente ver que não sabe nda... tem coisas que são inacreditaveis mas a química nos surpreende mostrando ser possivel.

    ResponderExcluir